O advogado Franz de Castro Holzwarth pode se tornar o segundo santo nascido no Brasil e o único nascido no Estado do Rio de Janeiro. O Frei do Vaticano, Paolo Lombardo, que tem a missão de reunir documentos e provas de candidatos a santos, chegou ao Brasil na última quinta-feira, 11 de novembro.
Paolo Lombardo irá ao Cemitério Santa Rosa, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense, fazer o translado dos restos mortais do advogado Franz de Castro Holzwarth, conhecido como “Servo de Deus”.
Franz de Castro Holzwarth faleceu em 14 de fevereiro de 1981, aos 38 anos de idade, em rebelião na cadeia de Jacareí, São Paulo. Ele mediava o motim e se ofereceu como refém no lugar de um Policial Militar. A Belina que seria usada na fuga, com Franz, um policial e três presos ficaram no meio de um tiroteio. Mais de 30 tiros mataram o advogado.
Os ossos de Franz serão recebidos por parentes, levados para uma cerimônia na Igreja de Santa Terezinha e depois transferidos definitivamente para túmulo na entrada da Igreja Matriz de São José, em São José dos Campos, onde ele se destacou por defender presos.
Em nota, a Diocese de São José explicou que o processo de canonização aberto pelo Bispo da Diocese, Dom Moacir Silva está em fase final. No próximo mês, serão enviados à Roma, a documentação e depoimentos de mais de 30 pessoas.
O Papa Bento XVI deve dar o veredicto em 2011. Na canonização por martírio — quando o candidato passa por sofrimento extremo e perde a vida no testemunho da Palavra de Cristo — não é necessário comprovar milagres, o que é exigido só na fase final.
Fonte: Arquidiocese/RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário