6 de dezembro de 2014

O que a criança pequena deve comer? Mitos e verdades sobre alimentação

O que a criança pequena deve comer? Mitos e verdades sobre alimentação


Os pais têm sempre dúvidas sobre a alimentação de seus filhos, especialmente após os seis meses de vida, com a introdução de opções sólidas. Como profissional da Saúde, que atua na Primeira Infância, ajude-os a encontrar respostas às suas questões, quebrando mitos e mostrando o que de fato pode favorecer o desenvolvimento infantil
.
matéria saiu no Portal Brasil e replicamos aqui algumas informações sobre o que é verdade ou não com relação à alimentação infantil, segundo a nutricionista do Serviço de Atendimento Materno Infantil e Puericultura do Ministério da Saúde, Clariane Carvalho.
Crianças precisam ter três refeições por dia – MITO
Na creche, são oferecidas cinco refeições: café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia. Além disso, o cardápio das crianças deve ser montado de forma variada seguindo a seguinte proporção: 25% com alimentos ricos em proteínas (carne, peixe, ovo e frango) complementados com as leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico e soja); 25% com alimentos ricos em carboidratos (arroz, massas, pães e cereais) e os outros 50% com verduras, legumes (cru e cozido) e frutas.
As frutas e verduras são prioridade no cardápio infantil – VERDADE
As frutas e as verduras são os alimentos que fornecem as fibras, vitaminas e minerais fundamentais nessa fase de crescimento das crianças. Como o paladar do ser humano é formado no início de sua infância, é de extrema importância que os pequenos conheçam a maior variedade possível de frutas e verduras.
Os alimentos crus e duros ajudam a desenvolver a musculatura infantil – VERDADE
Os alimentos crus e duros auxiliam diretamente no desenvolvimento da musculatura, para que não fique flácida, prejudicando a fala, a deglutição e a mastigação.
Alimentos com corantes causam uma série de alergias alimentares – VERDADE
Os alimentos com corantes artificiais possuem um risco maior de serem alimentos alergênicos, portanto têm de ser evitados até os dois anos de idade. E, mesmo depois, os pais precisam ficar atentos aos rótulos. Vale dar preferência aos alimentos naturais. Já existem produtos disponíveis feitos com corantes naturais, como as gelatinas.
É melhor o bebê comer frutas sem casca – EM TERMOS
A fruta, quando consumida com casca, possui maior quantidade de fibras e nutrientes. A pectina da maçã, por exemplo, só é ingerida quando se come a maçã com a casca. Mas vale ressaltar que devido aos resíduos dos agrotóxicos estarem concentrados nas cascas, o consumo das frutas com casca deve ser feito quando forem de origem orgânica. Toda fruta deve ser muito bem lavada antes do seu consumo.
Alimentos enlatados e industrializados fazem mal à saúde e devem ser evitados – VERDADE
Os alimentos industrializados, açucarados, ricos em gordura, em sódio devem sempre ser evitados. Os refrigerantes, salgadinhos chips, refresco em pó, biscoitos recheados, macarrão instantâneo podem trazer uma série de riscos à saúde infantil, até mesmo a obesidade e diabetes. O certo é sempre priorizar alimentos naturais e frescos.

Outro tema importante sobre a alimentação é como as crianças comem. Algumas esvaziam o prato em cinco minutos, outras demoram uma eternidade.
Os especialistas recomendam que a criança aprenda a realizar a refeição completa em vinte minutos. Isto porque são utilizados de vinte a quarenta minutos para o início da refeição, com o estímulo da mastigação, até o envio de sinais de saciedade ao sistema nervoso central.
A mastigação é essencial. A digestão inicia na boca e os alimentos são misturados a enzimas da saliva, o que facilita a digestão e a absorção dos nutrientes.
Em algumas fases da vida da criança é natural que ela passe por alterações de apetite. Por isso, é fundamental estabelecer horários para as refeições. No caso de ela demorar demais para comer, é importante não forçá-la. A sugestão dos especialistas é que se tire o prato e diga que não é uma punição, porque ela poderá comer essa mesma refeição quando desejar. Ou seja, é importante que os adultos não substituam o prato por guloseimas.
Confira a matéria que fala sobre a mastigação, publicada no portal Terra.
fonte; http://desenvolvimento-infantil.blog.br/o-que-a-crianca-pequena-deve-comer-mitos-e-verdades-sobre-alimentacao/

Nenhum comentário: