13 de fevereiro de 2011
Com informações da TV Amazonas.
MANAUS - A Pastoral do Imigrante da Igreja Católica contabiliza a chegada de 150 haitianos em Manaus. Os refugiados entraram no Amazonas pelo município de Tabatinga (distante 1105 quilômetros da capital).
Os imigrantes vieram para a capital em busca de emprego para ajudar os familiares que continuam no Haiti. A maioria deles tem curso superior ou experiência profissional, mas enfrentam dificuldade para conseguir trabalho.
O maior problema para eles ainda é o idioma, já que muitos falam francês e crioulo. A Pastoral do Imigrante está fornecendo aulas de português para os haitianos, com a ajuda de professores voluntários.
Os interessados em ajudar o grupo ou trabalharem como voluntários na Pastoral do Imigrante podem entrar em contato pelo telefone (92) 9305-6795.
Interior
No município de Tabatinga, mais de 600 refugiados haitianos vivem em moradias precárias e em locais com deficiência de saneamento básico. A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) afirmou que vai adotar medidas para evitar a reintrodução da cólera no Amazonas a partir da entrada do grupo.
O Haiti foi afetado por uma epidemia de cólera que, desde outubro do ano passado, já produziu 2,1 mil mortes e 11 mil doentes. A preocupação das autoridades de saúde é com as condições de higiene dos locais de refúgio dos imigrantes. (MS/VB)
Quer saber mais notícias? Siga o Portal Amazônia pelo twitter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário