Por: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Atibaia
Considerada uma doença pela Organização Mundial da Saúde, o alcoolismo se caracteriza pela dependência do indivíduo ao álcool. Atualmente, o alcoolismo é um dos principais problemas de saúde pública, pois atinge 11,2% dos brasileiros, na sua maioria homens jovens entre 18 e 29 anos. O uso abusivo do álcool é responsável por cerca de 60% dos acidentes de trânsito e 70% de causas das mortes violentas. As estatísticas apontam para o fato de que todos os dependentes, antes mesmo de ingerirem a cocaína, a maconha ou o ecstasy, estavam bêbados.
O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas causa doenças como o câncer na língua, boca, esôfago, laringe, fígado e vesícula biliar. Pode ainda ocasionar hepatite, cirrose, gastrite e úlcera, danos cerebrais irreversíveis e até malformação congênita quando usado durante a gestação.
As perdas ao dependente vão além: prejuízos físicos, mentais, morais, profissionais e sociais. Os danos ao bebedor vão desde a diminuição da atenção, julgamento e controle, a instabilidade das emoções, perda do julgamento crítico, confusão, vertigens, desequilíbrio, dificuldade na fala e distúrbios da sensação. Dependendo da quantidade ingerida, causa inércia geral, vômitos, incontinência urinária, coma e até morte.
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho. Filhos de pais alcoolistas têm quatro vezes mais probabilidade de ter problemas com álcool.
Em Atibaia, profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, entre assistentes sociais, médicos e psicólogos, participaram de uma capacitação no Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod), órgão do Governo do Estado.
A crescente demanda de adolescentes e familiares acometidos pelo uso/abuso de drogas, que os coloca constantemente em situação de risco pessoal e social, vindos por meio do Conselho Tutelar, Vara da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude ou de forma espontânea pelas Unidades de Saúde, levou a Secretaria Municipal de Saúde a criar o Núcleo de Atenção e Promoção à Saúde do Adolescente sob Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas. Este é um grupo multidisciplinar e tem como objetivo mostrar aos jovens mais vulneráveis o poder de sedução do álcool e outras substâncias nocivas à saúde, além de oferecer outras perspectivas de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário