27 de dezembro de 2010

Unifesp busca voluntários para pesquisa com idosos sobre sono e pós-menopausa

A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) está em busca de voluntários para pesquisas sobre a importância do sono para um envelhecimento saudável; alongamento para mulheres na pós-menopausa; e a dor em pacientes na pós-menopausa com fibromialgia.

O Departamento de Psicobiologia busca homens com idade acima de 90 anos, que tenham interesse em participar de uma pesquisa com o objetivo de investigar a importância do sono para um envelhecimento saudável.

Os interessados passarão por triagem e, se selecionados de acordo com os critérios exigidos, serão convocados para comparecer ao Instituto do Sono, onde realizarão o exame de polissonografia e também um check-up de exames de análises clínicas.

As inscrições podem ser feitas com Diego Mazzotti, pelo telefone (11) 9512-4902.

Já o Departamento de Psicobiologia está recrutando mulheres na pós-menopausa, com idades entre 50 e 65 anos e queixas de insônia, para participarem de uma pesquisa que avaliará os efeitos do alongamento na qualidade do sono de mulheres nessa fase.

As interessadas devem ser alfabetizadas e não podem apresentar doenças crônicas ou psicológicas e fazer uso de antidepressivos ou hormônios.

O estudo vai verificar os efeitos de um programa de tratamento, composto por exercícios de alongamento, em relação à qualidade do sono das mulheres na pós-menopausa com queixas de insônia.

As interessadas podem entrar em contato pelo telefone (11) 2149-0155 (ramal 162), falar com Ana Carolina Llanas, ou através do e-mail mallanas@terra.com.br.

O ambulatório da transição para a menopausa e pós-menopausa, do Departamento de Ginecologia da universidade, recruta mulheres para participar de uma pesquisa que vai verificar a dor em mulheres na menopausa, portadoras de fibromialgia. As voluntárias se submeterão a quatro meses de atividade física três vezes por semana e responderão a um questionário que avaliará a dor subjetiva.

As interessadas devem ter entre 45 e 60 anos, com pelo menos um ano na pós menopausa, serem portadoras de fibromialgia e sedentárias. Não serão aceitas mulheres que fazem uso de terapia hormonal, antidepressivos, antiinflamatórios, diabéticas, hipertensas e com insuficiência renal.

A triagem das voluntárias será feita no ambulatório do Climatério, na rua Embaú número 66, Vila Clementino, às quartas-feiras, das 14h às 17h, e às quintas-feiras das 8h às 11h. Informações pelos telefones: (11) 3341-3608, (11) 9734-9126, (11) 6692-9598, com Nelma Menezes.

Serão selecionadas 60 mulheres e o prazo de inscrição se estende até o preenchimento das vagas.

Nenhum comentário: