14 de junho de 2009

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS CELEBRAM 74 ANOS DE EXISTÊNCIA

Texto: Washington Luís

Washington_pa@hotmail.com


O grupo de alcoólicos anônimos, embora tenha surgido no Brasil só em 1947, foi criado em Ohio – Estados Unidos – no ano de 1935, quando um comerciante e um médico passaram a se reunir com frequência para compartilhar suas experiências com o alcoolismo, na busca de um caminho para se livrarem do vício.



Hoje, 74 anos depois, o AA está presente em 180 países e dividido em 110 mil grupos, dos quais, 60 estão nos Estados Unidos (seu país de origem), 14 mil no México e 6 mil no Brasil. A instituição não é ligada a nenhuma religião, seita ou facção política. Trata-se de uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, a fim de resolverem seu problema comum e ajudar os outros a se recuperarem do alcoolismo.



Para comemorar os 74 anos do AA, o comitê de Paulo Afonso realizou na quarta-feira,10, no auditório do Memorial Chesf, reunião pública de esclarecimento com depoimentos de membros e palestras esclarecedoras, que tiveram como ministrantes o tenente coronel Antonio Santana do Rosário o comandante do 20 Batalhão de Polícia Militar, doutora Edna Oliveira – advogada, enfermeiro Rodrigo – representando o CAPS AD, que informou que 20% das consultas realizadas diariamente nos PSF’s tem ligação com o álcool, embora nem sempre o próprio alcoólatra esteja na condição de paciente e pastor João Neto de Barros – presidente da Comunidade Evangélica Shallon – falando sobre a importância da ligação entre religião e Alcoólicos Anônimos.

Nenhum comentário: