10 de novembro de 2017

[Olhar Animal] Você sabe o que é VEGANISMO? Dia Mundial Vegano | 1º de novembro

Veganismo
O veganismo é uma posição moral que se opõe à exploração dos animais não humanos ou, de outro modo, a prejudicá-los. Isso inclui o que fazemos diretamente, como a caça e a pesca e também inclui o que sustentamos como consumidores, o que afeta um número muito maior de animais. Os animais não humanos são rotineiramente mortos e obrigados a sofrer em fazendas e matadouros. Isso acontece porque existe uma demanda por produtos de origem animal, especialmente produtos alimentícios. O veganismo significa não consumir esses produtos para que os animais não sejam prejudicados para produzi-los.
No âmago do veganismo está o respeito por todos os seres sencientes. Os veganos veem todos os animais sencientes como seres que devemos respeitar, não como objetos para usarmos.
A importância de fazer a conexão
O veganismo está se tornando cada vez mais comum conforme mais pessoas aprendem que podem ajudar a evitar o sofrimento e mortes de animais substituindo alimentos e outros produtos de origem animal por opções que não envolvem a exploração dos animais não humanos. Além disso, conforme o veganismo se torna mais difundido, ele está levando a uma redução do especismo, a discriminação contra animais baseada na espécie a que pertencem.
Em nossas vidas agitadas, pode ser fácil perder a conexão entre como vivemos e como os outros são afetados. Mas quando pensamos sobre isso, realmente consideraríamos isso aceitável se estivéssemos no lugar dos animais não humanos? Se soubéssemos que poderíamos nascer como porcos ou galinhas, provavelmente nenhum de nós aceitaria um mundo onde animais são confinados e mortos para alimentação.
Também devemos considerar como nossas sociedades tratam alguns animais não humanos diferentemente de outros. É justo proteger alguns animais, como cães e gatos, e desconsiderar outros que sofrem da mesma forma que cães e gatos sofreriam na mesma situação? A maioria de nós não aceitaria o abuso de cães. Então, pode ser justo aceitar o que acontece com outros animais em fazendas e matadouros?
As alternativas estão em todas partes
Mais e mais pessoas estão escolhendo substituir alimentos de origem animal por alternativas saudáveis e saborosas. Com todas as opções disponíveis para nós, substituir produtos de origem animal por itens de origem vegetal está mais fácil do que nunca.
Em mercearias e supermercados, podemos escolher entre uma grande variedade de alimentos de origem vegetal por preços acessíveis, incluindo grão-de-bico, feijão, lentilha, massas, arroz, cereais, legumes, frutas, sementes e castanhas. Tofu, soja e hambúrgueres e nuggets vegetais estão se tornando cade vez mais acessíveis. Também são comuns leites vegetais feitos de uma variedade de grãos, feijões e sementes como soja, arroz, aveia e cânhamo. Iogurtes, queijos e sorvetes veganos estão se tornando mais populares também.
Não tem certeza sobre o que pedir quando comer fora com seus amigos e sua família? Pratos com arroz, massa, salada, cogumelos e batata estão disponíveis em quase qualquer restaurante e podem ser facilmente modificados se já não forem veganos. Além disso, restaurantes chineses, tailandeses, árabes, indianos, etíopes e italianos, entre outros, oferecem pratos deliciosos naturalmente livres de produtos de origem animal.
Fora dos supermercados e restaurantes, existem outros passos, ainda mais simples, que podemos dar para evitar contribuir para a exploração dos animais. Ao comprar roupas, por exemplo, podemos escolher alternativas livres de peles, couro, lã e penas. Existem muitos outros materiais à nossa disposição, incluindo tecidos de algodão, cânhamo, poliéster e microfibras feitos de vários materiais. A variedade de atividades de lazer que podemos desfrutar que não envolvem a exploração de animais é enorme. Em vez de caçar, pescar, ou ir a espetáculos com animais, por exemplo, podemos fazer caminhadas, ir ao cinema e a circos que não usam animais.
Todas as pessoas são capazes
A Academia de Nutrição e Dietética (The Academy of Nutrition and Dietetics, a maior associação de nutricionistas e médicos especializados em dietas de todo o mundo, antigamente conhecida como The American Dietetic Association) reconheceu que uma dieta vegana é saudável em todas as fases da vida. Isso também é demonstrado pelo fato de milhões de pessoas já terem escolhido viver suas vidas sem produtos de origem animal. Todos nós podemos fazer isso – você pode, também. Fazendo isso, você se tornará parte da solução para alcançar um mundo mais justo para todos os animais.
Todos nós podemos viver de maneira ética ao decidirmos ser veganos. 
Junte-se a milhões de pessoas que ajudam e defendem os animais.

Nenhum comentário: