5 de setembro de 2017

PARABÉNS ALCOÓLICOS ANÔNIMOS DO BRASIL PELOS SEUS 70 ANOS SALVANDO VIDAS !!!




Setembro de 1947: Início das atividades de A.A. no Brasil

Em1946, chegou ao Rio de Janeiro,então Capital da República,o publicitário americanoHerberthL. D. (Herb),com um contrato de três anos de duração para trabalhar como diretor artístico de uma empresa multinacional do ramo de publicidade. Alcoólico, tinha ingressado num Grupo de A.A. em Chicago (EUA) em1943. Antes de viajar para o Brasil esteve na Fundação do Alcoólico em Nova York, para se informar se poderia encontrar algum membro de A.A. por aqui. Deram-lhe o nome de Lynn Goodale, a quem Bob Valentine – um amigo de Bill W., teria abordado numa passagem pelo Rio em1945e alcançado a sobriedade. Não encontrando Lynn, comunicou à Fundação, pediu outros nomes e colocou-se à disposição para servir como contato no País.
Em julho de1947, recebeu o endereço de outro AA, e alguns libretos e folhetos em espanhol. Numa carta recebida em outubro, a Fundação"manifesta sua felicidade pelo início de um Grupo de A.A. no Brasil". Não se sabe exatamente como este Grupo teria sido formado. Mas, a ata de uma reunião do Grupo Rio de Janeiro celebrada em 29 de agosto de1950, registra o seguinte texto:"Data – aniversário" – "Na reunião de hoje deliberamos comemorar o 3º (terceiro) aniversário da fundação doGr. "A.A. do Rio de Janeiro"no dia 5 (cinco) próximo. A referida data ficará, por tradição, como a data oficial da fundação do Grupo.
Rio de Janeiro, 29 de agosto de1950.
Fernando, secretário".
Em função deste documento e de outros apresentados pela Área do Rio de Janeiro à Junaab, na reunião de serviço celebrada entre os dias 12 e 14 de setembro de1986, em Baependi-MG, a Junta concluiu e decidiu que"a data de 5 de setembro de1947, deve ser considerada como a data oficial do início das atividades de A.A. no Brasil".(Fonte: página 9 do Boletim BOB Nº 41 – Nov./Dez.1986).
A partir da cidade do Rio de Janeiro, Alcoólicos Anônimos foi se expandindo para outras cidades e atualmente está presente no Distrito Federal e em todos os Estados da Federação. A seguir, a ordem cronológica da chegada de A.A. à primeira cidade de cada Estado, baseada em dados fornecidos pelas Áreas ao antigo CISM – Comitê de Imagem, Som e Memória, e sujeitos a atualização, documentada ou consensual, pelas próprias Áreas:
1971/ Abr. – Manaus, AM.
MANAUS - AMAZONAS; (92) 9 9338-2652 / 3232-4545
FONTE:  CAHist – Comitê de Arquivos Históricos da Junaab 

Nenhum comentário: