21 de março de 2016

Arquidiocese de Manaus realiza coletiva de imprensa sobre a nomeação de pe. José Albuquerque como novo Bispo Auxiliar



O arcebispo de Manaus, Dom Sergio Castriani recebeu na manhã dessa quinta feira (17/2), na residência episcopal, localizada na avenida Joaquim Nabuco – Centro, a imprensa de Manaus para apresentar o novo Bispo Auxiliar, José Albuquerque, que foi nomeado pelo Papa Francisco na quarta-feira, 16 de março.

Dom Sergio iniciou a coletiva falando sobre a alegria de acolher o novo bispo para a Arquidiocese de Manaus, e explicou a sua nova missão. “A função do bispo é a mesma dos Apóstolos, confirmar os irmãos na fé e depois trabalhar a unidade nas comunidades, grupos, movimentos e serviços. O bispo é a presença da Igreja, ele ajuda a animar e pastorear o povo de Deus”, comentou Dom Sérgio.

Ele destacou a importância de Dom José Albuquerque ser nascido em Manaus, e por isso conhecer a realidade da Arquidiocese. “Mais um bispo para a evangelização e para a vida da igreja, depois melhor ainda porque é um bispo nosso, alguém do clero de Manaus, nascido e criado aqui, toda a sua trajetória pastoral foi em nossa igreja, conhece a nossa realidade. Padre José sempre atuou na formação, no trabalho vocacional acompanhando as comunidades, foi pároco da Catedral. É um momento de alegria, esperança e renovação, pois um bispo novo traz sangue novo, acho que é um momento importante da nossa Igreja”, afirmou Dom Sérgio.

Na coletiva pe. José falou sobre como recebeu a notícia para ser o novo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Manaus. “Foi com grande surpresa que recebi essa notícia, mas com alegria e muita humildade que abraço esta vocação que Deus confirma em mim por meio da Igreja, pois quero colaborar com o Ministério pastoral do nosso Arcebispo, não assumindo um cargo, mas como um servo a exemplo de Jesus Cristo, que veio para servir e não para ser servido, consciente dos meus limites, mas confiando sempre em Deus para continuar consagrando a minha vida à igreja de Manaus”, destacou Dom José.

Pe. José comentou que sua missão é ser o sinal de esperança no meio do povo e fala  dos desafios da nova missão. “Sei que os desafios são inúmeros como toda e qualquer cidade grande do País, ela é cheia dos desafios dos mais diversos níveis, mas a igreja quer colaborar com todas as pessoas de bem e de boa vontade. A igreja de Manaus é muito engajada nas lutas sociais, lembrando que todos devem ter o direito de vez e voz, de modo especial os mais pobres, o povo de Manaus pode ter certeza que a minha oração é que o reino de Deus aconteça na vida de todos, e que os desafios sejam visto como uma oportunidade grande de cada vez mais nos encarnarmos com a realidade de Manaus”, explicou.

A data da ordenação episcopal está marcada para o dia 19 de junho, às 10 horas da manhã, na Catedral Metropolitana de Manaus, Nossa Senhora da Conceição.

Por Luiz Neto

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus
FONTE ;  http://www.arquidiocesedemanaus.org.br/noticias_ver/Arquidiocese_de_Manaus_realiza_coletiva_de_imprensa_sobre_a_nomeacao_de_pe._Jose_Albuquerque_como_novo_Bispo_Auxiliar

Nenhum comentário: