22 de abril de 2015

No Dia da Mãe Terra, ONU defende ações de consumo sustentável

Secretário-geral destaca que decisões simples, como usar lâmpadas mais eficientes ou comprar apenas o essencial, podem ajudar a dimuir impactos; Ban Ki-moon lembra que precisamos dos recursos naturais que o planeta oferece.
Trabalhadores em Port-au-Prince, no Haiti, constroem paredes de pedra e plantam vegetação para salvar o solo fértil e prevenir alagamentos. Foto: ONU/Logan Abassi
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York. 
O Dia Internacional da Mãe Terra é celebrado esta quarta-feira, 22 de abril, e o secretário-geral das Nações Unidas divulgou um comunicado lembrando que todas as pessoas dependem dos recursos naturais do planeta.
Ban Ki-moon cita a importância do ar, da água, do solo fértil e de outros "presentes incontáveis" que a Terra oferece. Segundo Ban, essa dependência é tanta que chega a ser "surpreendente" ter permitido que o desenvolvimento prejudicasse um sistema tão delicado.
Impactos
O chefe da ONU citou poluição, escassez de recursos, extinção de espécies da fauna e da flora, e por isso pediu que se mude a maneira como o planeta é tratado.
No Dia da Mãe Terra, Ban pede a todos que tomem consciência dos impactos de suas escolhas diárias e pensem sobre quais serão os reflexos desses impactos nas próximas gerações.
Futuro
O secretário-geral ressalta que nem todas as pessoas podem fazer escolhas sustentáveis. Mas para os que podem, Ban Ki-moon sugere atitudes simples, como usar lâmpadas de eficiência energética ou comprar apenas o necessário para o consumo.
Segundo Ban, quando atitudes assim são multiplicadas por bilhões de pessoas, o mundo pode mudar.
Ele acredita que a comunidade global tem a oportunidade de fazer de 2015 o ano da "transformação da história humana", ano em que serão definidos os objetivos para o futuro sustentável da Mãe Terra.
FONTE; http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/2015/04/no-dia-da-mae-terra-onu-defende-acoes-de-consumo-sustentavel/#.VTefMSFViko

Nenhum comentário: