20 de junho de 2011

Caminhada pede mais respeito com os idosos

20 de junho de 2011
Jaraguá do Sul – Ao som de muita música e embalados pela descontração e alegria, cerca de 400 “membros da terceira idade” participaram da caminhada no centro da cidade, contra a violência ao idoso. A mobilização aconteceu na última quarta-feira (15) Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa e teve como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para combater diversas formas de violência, como física, abuso psicológico, abandono, negligência e abuso financeiro.
“Tenho direito de envelhecer”, “Violência é não garantir minha passagem de ônibus”, “Violência é fazer de conta que não existo”, “Você precisa de uma lei pra me respeitar?”, com essas frases estampadas em cartazes, idosos, jovens, adultos e crianças percorreram o trecho da Avenida Getúlio Vargas e teve como ponto de chegada a Praça Ângelo Piazera. Lá o evento foi finalizado com uma confraternização entre os participantes, com atividades de ginástica, dança e a distribuição de saladas de fruta.

Envelhecimento digno - A doutora em Gerontologia e professora da Furb, Juliana Brandão, palestrante da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, intitulada “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, que aconteceu no começo do mês, defende o comprometimento do idoso na busca pela qualidade de vida, através do envolvimento na sociedade organizada.
Para ela, o idoso não deve esperar apenas pelos órgãos públicos para ter condições de viver bem e com saúde, sendo necessário que também tome iniciativas como participar de ONGs, se evolverem em atividades de voluntariado, aproveitar as opções de lazer que lhes são oferecidas, conhecer o Estatuto do Idoso e defender seus direitos.

Nenhum comentário: