18 de maio de 2011

Fabricantes de bebidas promovem seminário contra o alcoolismo

Madalena José | - 22 de Janeiro, 2011

Administrador Executivo da Coca-Cola

Fotografia: Madalena José

A empresa Coca-Cola Bottling e a cervejeira N’gola, subsidiárias do grupo SABMiller, pretendem trabalhar com o Executivo, instituições religiosas, Polícia Nacional, Ministério da Saúde, da Família e Promoção da Mulher, sobas e com a comunidade na luta contra o uso excessivo de bebidas alcoólicas.
A informação foi dada ontem, em Luanda, pelo administrador executivo da empresa, Manuel Victoriano Sumbula, durante o seminário promovido pela Coca-Cola Bottling e cervejeira N’gola sobre “O Consumo Responsável de Bebidas Alcoólicas”, depois de um estudo profundo, realizado pela direcção da empresa, ter concluído haver um consumo irresponsável de bebidas alcoólicas no país.
Segundo o estudo, a juventude é a camada que mais abusa do consumo do álcool, o que preocupa a direcção da empresa, a comunidade e as autoridades, devido às consequências trágicas que isso traz às famílias e ao próprio país, que perde membros importantes da sua força de trabalho activa em acidentes e outros malefícios provocados pelo álcool.
O objectivo da Coca-Cola Bottling e da cervejeira N’gola é encontrar parceiros no combate ao consumo excessivo de álcool, promovendo junto da sociedade acções de sensibilização que levem as pessoas a um consumo mais responsável, segundo disse o presidente executivo da Coca-Cola Bottling, Boyce Lloyd, na abertura do encontro.
Como produtores de cerveja, Polícia Nacional, Ministério da Família e da Saúde e outras instituições, munindo-os de ferramentas para combater o abuso de bebidas alcoólicas. A Coca-Cola e a empresa N’gola têm ainda como prioridades sociais contribuir para a redução do carbono, do nível de água desperdiçada e no combate ao HIV/SIDA, desenvolvendo programas de educação e sensibilização junto das comunidades.
A empresa conta com quatro fábricas de refrigerantes e duas de cerveja, a N’gola, em Luanda e no Lubango. As de refrigerantes estão no Bom Jesus, em Luanda, na Catumbela, na Huíla e brevemente vai inaugurar outra na comuna da Funda, arredores de Luanda. O porta-voz da Direcção Nacional de Viação e Trânsito, Angelino Serrote, disse que o encontro visa alertar a população em geral e particularmente os jovens, de como devem consumir a bebida alcoólica., identificando os efeitos colaterais, como, por exemplo, acidentes mortais de viação.
Segundo Angelino Serrote, mais de 30 por cento dos acidentes em Angola estão associados ao uso excessivo de bebidas alcoólicas. “Só em 2010 registaram-se mais de três mil mortos nas estradas nacionais “, disse.


A técnica do Departamento de Informação, Mediação e Apoio ao Consumo do INADEC, Ana Beatriz, considerou o encontro importante, na medida em que está a passar uma mensagem que alerta para os perigos que o consumo excessivo do álcool pode trazer às pessoas e ao país. Assinalou que a sua instituição está neste momento virada ao combate à publicidade enganosa e sem regras e a prevenir os consumidores para estarem mais atentos quanto à descrição do rótulo dos produtos que desejam comprar.



Nenhum comentário: