25 de fevereiro de 2011

Consumo de álcool reflete em sérias consequências

Por Redação Pantanal News/Portal Educação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta recentemente de que o álcool chega a ser responsável por até 4% das mortes no mundo. A bebida está relacionada com diversas questões sociais muito sérias como, abusos e negligência infantil, violência e faltas ao trabalho.

Foi constatado que a porcentagem de mortes por álcool está à frente de mortes causadas por Aids, tuberculose e a própria violência. Segundo a OMS, o uso exagerado do álcool provoca 2,5 milhões de mortes todos os anos em pessoas com idades entre 25 e 39 anos.

“O alcoolismo é uma doença séria que compromete a saúde física e mental e precisa ser tratada adequadamente para evitar consequências graves. Um grande problema que envolve as pessoas dependentes de álcool é a resistência ao tratamento, muitos deles passam por diversas clínicas, desistem do tratamento e voltam para o vício, prejudicando ainda mais a saúde e também todo o ciclo social e familiar do qual faz parte”, explica à psicóloga e tutora do
Portal Educação, Denise Marcon.

Uma sugestão da OMS para o problema é que o governo faça uma recomendação para que os mercados regulem a venda de bebidas, principalmente entre os jovens. Além disso, sugerem regulações e restrições à disponibilidade do álcool, políticas apropriadas implantadas no trânsito e implantação de impostos mais altos.

Nenhum comentário: