O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa 20 anos e comemora um novo tempo, iniciado com o seu fortalecimento e reestruturação nos últimos anos.
Após algumas intervenções a partir de 2003, os gestores do Ministério da Previdência Social, do INSS e da Dataprev se reuniram em 2008 para traçar um Planejamento Estratégico da Previdência Social para o período de 2009 a 2015.
Com as primeiras intervenções – principalmente contra a terceirização de mão-de-obra da previdência pública - o instituto deu um salto de qualidade, principalmente no atendimento e na modernidade de suas instalações.
O Planejamento Estratégico da Previdência Social, lançado em outubro daquele ano, definiu metas bem rígidas para até 2011, de acordo com o plano plurianual, e também deixou as bases para o plano plurianual 2012 a 2015.
Na primeira etapa foram definidas a missão, os valores e a visão de futuro para a Previdência Social.
Esses elementos representam a identidade organizacional e são norteadores para as atividades a serem desenvolvidas pelo órgão.
Como missão, os gestores garantiram a proteção ao trabalhador e a sua família, “por meio de sistema público de política previdenciária, solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social”.
Infraestrutura -Como primeira vertente da melhoria contínua, o órgão implantou a modernização da infraestrutura e de seus sistemas operacionais, que possibilitam o uso dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Sistema Integrado de Benefícios (Sibe 1).
Também definiu como projeto prioritário a melhoria do atendimento visando a inclusão previdenciária por meio do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), com a criação de 720 novas agências em municípios sem qualquer assistência previdenciária, além da melhoria e modernização das instalações de dezenas de unidades já existentes.
Outro importante ato foi a implantação e modernização de 30 Centros de Documentação Previdenciária (CedocPrev), a recuperação do edifício-sede do INSS – parcialmente destruído por um incêndio em 2005 - e a venda de 200 imóveis não-operacionais.
Pessoas - No ano passado, o INSS deu prioridade ao Programa de Educação Continuada para seus servidores, atendendo ao que preconiza a gestão de pessoas no Plano Estratégico, e adotou o Programa de Gestão por Competência, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e de liderança e valorizar a pró-atividade e o comprometimento dos servidores com as metas institucionais.
À valorização do servidor – a segunda vertente da meta de atender cada vez melhor o cidadão – somaram-se outras ações que possibilitam a ampliação da proteção social aos brasileiros.
Entre elas estão o reconhecimento automático do direito, a qualidade no pagamento dos benefícios, redução das ocorrências de litígios, aperfeiçoamento das decisões, aprimoramento da prevenção de riscos ocupacionais e dos efeitos da incapacidade laboral.
O Planejamento Estratégico define ainda como objetivos específicos, que resultam das ações que em sido implementadas, a ampliação da cobertura previdenciária, o fortalecimento da credibilidade da Previdência Social junto á sociedade e garantia da sustentabilidade dos regimes previdenciários.
Fusão - O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350, assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo.
O novo órgão, autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), era o resultado da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
Após algumas intervenções a partir de 2003, os gestores do Ministério da Previdência Social, do INSS e da Dataprev se reuniram em 2008 para traçar um Planejamento Estratégico da Previdência Social para o período de 2009 a 2015.
Com as primeiras intervenções – principalmente contra a terceirização de mão-de-obra da previdência pública - o instituto deu um salto de qualidade, principalmente no atendimento e na modernidade de suas instalações.
O Planejamento Estratégico da Previdência Social, lançado em outubro daquele ano, definiu metas bem rígidas para até 2011, de acordo com o plano plurianual, e também deixou as bases para o plano plurianual 2012 a 2015.
Na primeira etapa foram definidas a missão, os valores e a visão de futuro para a Previdência Social.
Esses elementos representam a identidade organizacional e são norteadores para as atividades a serem desenvolvidas pelo órgão.
Como missão, os gestores garantiram a proteção ao trabalhador e a sua família, “por meio de sistema público de política previdenciária, solidária, inclusiva e sustentável, com o objetivo de promover o bem-estar social”.
Infraestrutura -Como primeira vertente da melhoria contínua, o órgão implantou a modernização da infraestrutura e de seus sistemas operacionais, que possibilitam o uso dos dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Sistema Integrado de Benefícios (Sibe 1).
Também definiu como projeto prioritário a melhoria do atendimento visando a inclusão previdenciária por meio do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), com a criação de 720 novas agências em municípios sem qualquer assistência previdenciária, além da melhoria e modernização das instalações de dezenas de unidades já existentes.
Outro importante ato foi a implantação e modernização de 30 Centros de Documentação Previdenciária (CedocPrev), a recuperação do edifício-sede do INSS – parcialmente destruído por um incêndio em 2005 - e a venda de 200 imóveis não-operacionais.
Pessoas - No ano passado, o INSS deu prioridade ao Programa de Educação Continuada para seus servidores, atendendo ao que preconiza a gestão de pessoas no Plano Estratégico, e adotou o Programa de Gestão por Competência, com o objetivo de promover o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e de liderança e valorizar a pró-atividade e o comprometimento dos servidores com as metas institucionais.
À valorização do servidor – a segunda vertente da meta de atender cada vez melhor o cidadão – somaram-se outras ações que possibilitam a ampliação da proteção social aos brasileiros.
Entre elas estão o reconhecimento automático do direito, a qualidade no pagamento dos benefícios, redução das ocorrências de litígios, aperfeiçoamento das decisões, aprimoramento da prevenção de riscos ocupacionais e dos efeitos da incapacidade laboral.
O Planejamento Estratégico define ainda como objetivos específicos, que resultam das ações que em sido implementadas, a ampliação da cobertura previdenciária, o fortalecimento da credibilidade da Previdência Social junto á sociedade e garantia da sustentabilidade dos regimes previdenciários.
Fusão - O INSS foi criado em 27 de junho de 1990, por meio do Decreto n° 99.350, assinado pelo então presidente Fernando Collor de Melo.
O novo órgão, autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social (MPAS), era o resultado da fusão do Instituto de Administração Financeira da Previdência e Assistência Social (Iapas) com o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS).
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