27 de janeiro de 2010

NOTA: Pronasci: prevenção contra a violência no Amazonas

Manaus – O governador do Estado do Amazonas, Eduardo Braga, assinou na última sexta-feira (22/01), em Brasília um termo de adesão ao PRONASCI (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). O Amazonas agora faz parte dos 23 Estados do Pronasci.

A partir desse convênio, Manaus e cidades da região metropolitana poderão também fazer parte do Pronasci, conseguindo atrair verbas e projetos (já são mais de 150 municípios em todo o Brasil). A capital do Amazonas, que oficialmente é a única sede oficial da Copa do Mundo de 2014 a não integrar o programa, já poderá se juntar ao Pronasci e se preparar com mais recursos.

O que é Pronasci?

O Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) foi criado pelo Governo Federal com uma nova proposta para a segurança pública no Brasil. O objetivo: diminuir o índice de homicídio das regiões metropolitanas brasileiras. O Programa articula políticas de segurança com ações sociais; prioriza a prevenção e busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão da repressão, quando necessário.

O Pronasci tem como objetivo atingir principalmente, jovens de 15 a 24 anos, expostos violência doméstica ou urbana, moradores de rua, detentos ou que se encontram em conflito com a lei. Entre os principais pontos do Pronasci destacam-se a valorização dos profissionais de segurança pública, a reestruturação do sistema penitenciário e o envolvimento da comunidade na prevenção da violência. Para o desenvolvimento do Programa, o Governo Federal deverá investir R$ 6,707 bilhões até o fim de 2012.

Os profissionais de segurança pública também têm prioridade no programa. Com cursos de capacitação, projeto de transferência direta de renda e plano habitacional para as categorias, o Pronasci promete valorizar e estimular os profissionais para uma ação mais cidadã.

Território de Paz – Nas regiões metropolitanas onde os índices de criminalidades são mais elevados, o Pronasci implantará os chamados “Territórios de Paz”. O Território de Paz é um conjunto de ações preventivas que ajudará o Estado a retomar o controle nessas regiões, oferecendo acesso ao serviço público e melhor qualidade de vida a população.

fonte:http://www.ejornais.com.br/jornal_amazonas_agora.html

Nenhum comentário: