23 de novembro de 2009

Vida sem álcool

"Vila Abranches tem grupo dos Alcoólicos Anônimos"

Se fortalecer para permanecer longe da bebida. Este é o objetivo do grupo de Alcoólicos Anônimos que se reúne às terças, quintas e sábados, às 20h, no Centro Comunitário da Vila Abranches. "É um ponto estratégico para atender a população da região. O bairro tem muito gente alcoólica e a proximidade facilita a frequência", diz o coordenador Donizete (nome fictício), 39 anos, há 13 livre do vício.

Em média são oito pessoas por reunião. "É um trabalho lento porque não podemos forçar. A pessoa precisa se identificar com o problema do alcoolismo", fala ele, que começou a beber aos 16 anos. "Enquanto tinha bebida estava tomando e achava que era apenas um bebedor social. Se não fosse o AA não estaria nem vivo, passei a cuidar de mim e das pessoas ao meu redor", depõe.

Antônio, 62, bebia até quatro copos de pinga antes de ir trabalhar e não esquece do dia 27 de maio de 1994, quando encontrou no AA a motivação para largar a bebida. "Foi a salvação para mim", afirma e completa com o lema da entidade. "Um dia de cada vez".

Nenhum comentário: