Hoje, data instituída como o Dia Mundial Antidrogas, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá a “1.ª Feira da Rede de Assistência ao Dependente Químico”, das 9h às 16h, na sede do Centro de Apoio Psicossocial ao Dependente de Álcool e Drogas (Caps-AD). O evento, organizado pelo próprio Caps, consiste em reunir todos os integrantes que compõem a rede de atendimento ao usuário de drogas e viabilizar o contato direto das entidades com a população.
Estão previstas as presenças de representantes do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social e seus serviços direcionados aos usuários dependentes, além do Esquadrão da Vida, Comunidade Bom Pastor, Comunidade Vida e Paz, Pastoral da Sobriedade, Narcóticos Anônimos (NA) e Alcoólicos Anônimos (AA), bem como representantes dos Núcleos de Apoio aos familiares dessas últimas entidades NAR-Anon e AL-Anon.
O uso e abuso de substâncias psicoativas têm sido tratados como um grande desafio da saúde pública.
Afinal, seus efeitos negativos afetam a estabilidade das estruturas, ameaçando os valores políticos, econômicos, humanos e culturais da sociedade. Neste contexto fica claro que a prevenção é o melhor dos caminhos. Mas prevenir o uso e abuso de drogas consiste em ajudar os usuários e dependentes até que possam sair da exclusão, reintegrando-se à comunidade.
O objetivo dessa aproximação entre população e entidades afins é facilitar a todos os interessados o esclarecimento sobre a forma de acesso aos serviços prestados, tratamentos oferecidos, entre outros.
Assim sendo, torna-se possível fortalecer o conhecimento e comprometimento da sociedade em relação à realidade vivida por todos os grupos raciais e étnicos, sem distinção de classe social, sexo ou idade no mundo todo.
A “1.ª Feira da Rede de Assistência ao Dependente Químico” é aberta à toda população e será na sede do Caps-AD, que fica na rua Cussy Júnior, 12-27.
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário