12 de novembro de 2016

REFLEXÃO PARA O FINAL DE SEMANA! ANO DA MISERICÓRDIA! O que é o Ano Santo?


O Papa Francisco anunciou o Jubileu do Ano Santo da Misericórdia por meio da Bula de Proclamação Misericordiae Vultus (O Rosto da Misericórdia). 
O Jubileu iniciou em 08 de dezembro de 2015 e se concluirá no dia 20 de novembro de 2016, com a Solenidade de Jesus Cristo Rei do Universo.
A MUITO SE FALA EM PAZ, MAS...
SEMPRE PENSAMOS QUE O MUNDO ESTÁ EM GUERRA POR CAUSA DE ALGUÉM; DIFICILMENTE ACEITAREMOS QUE PROMOVEMOS A GUERRA TODOS OS DIAS.
QUANDO FALA-SE EM GUERRA, ASSOCIAMOS LOGO A SÍRIA E OUTROS PAÍZES QUE VIVEM EM CONFLITOS, CONTUDO, VIVENCIAMOS A PIOR GUERRA, A GUERRA SILENCIADA, ONDE OS ASSASSINOS MATAM RINDO COM POSTURA DE CORDEIRO.
ESTE MÊS ESTAMOS CONCLUINDO O ANO DA MISERICÓRDIA.
APESAR DISSO;
QUE RESULTADO TEMOS DE CONCRETO?
O QUE MUDOU NA MINHA VIDA, NA SUA VIDA, NA FAMÍLIA, NA COMUNIDADE, NO TRABALHO, NA SOCIEDADE EM GERAL?
SERÁ QUE ATENDEMOS AOS APELOS CONSTANTES DO PAPA FRANCISCO OU CONTINUAMOS SENDO PROTESTANTES DENTRO DA IGREJA; ALIAS, SÃO OS PIORES PROTESTANTES, SÃO OS CATÓLICOS QUE SE APOSSAM DE MOVIMENTOS, PASTORAIS E COMUNIDADES E SIMPLESMENTE IMPLANTAM A VERDADEIRA DITADURA ONDE TUDO TEM QUE SER DE SEUS JEITO, PIOR, MUITAS VEZES TOTALMENTE DESINFORMADO DA EVOLUÇÃO DA IGREJA CATÓLICA. PESSOAS QUE JULGAM-SE DONOS DAS COMUNIDADES E DEPOIS CULPAM AS DEMAIS PESSOAS DE NÃO QUEREREM PARTICIPAR.
      O VERDADEIRO LIDER, NÃO ASSUME NENHUM CARGO POR MAIS DE QUATRO ANOS. SE VOCÊ EM QUATRO ANOS NÃO CONSEGUIR ALGUÉM PARA ASSUMIR SEU LUGAR EM QUALQUER FUNÇÃO, ACREDITE, A CULPA É SUA, DEUS NOS CAPACITA. OU VOCÊ É UM DITADOR OU INCOMPETENTE. 
TODA PESSOA QUE SERVE A SOCIEDADE, EM TODAS AS DIMENSÕES, TEM O DEVER DE PERCEBER OS DONS DOS MEMBROS DE SEU GRUPO.
PROCURAR CONHECER CADA MEMBRO DE SEU GRUPO DE SUA COMUNIDADE É A VERDADEIRA MISERICÓRDIA E PREVINE MAUS JULGAMENTOS, (JULGAMENTOS EQUIVOCADOS). NO ENTANTO, É MAIS VIÁVEL ACREDITAR NAS FOFOCAS, NO QUE FULANO DISSE, QUANDO MUITAS VEZES JÁ É INFORMAÇÃO TERCEIRIZADA E EQUIVOCADA.
DE QUE ADIANTA VISITAR UM DOENTE, QUE É OBRA DE MISERICÓRDIA E AO SAIR DALI, SAI COMENTANDO A VIDA ÍNTIMA DA FAMÍLIA PARA TODOS QUE ENCONTRA?
CONHEÇO PESSOAS QUE SÃO COORDENADORAS DE PASTORAIS, MOVIMENTOS E COMUNIDADES QUE TODO SEU DISCURSO É A VIDA DE ALGUÉM.

GOSTARIA SOMENTE DE ABRIR UM PARENTESE AQUI E LEMBRAR QUE, O QUE NÃO FALTA SÃO LIVROS E DOCUMENTOS EM NOSSA IGREJA PARA SEREM LIDOS E CONSOLIDADOS.
FINALMENTE, ENCERRO COM ESTE LAMENTÁVEL TESTEMUNHO.
CONHEÇO UMA PESSOA QUE É COORDENADORA DE MOVIMENTO, É APRESENTADORA DE UM PROGRAMA DE RÁDIO E QUANDO VISITA AS COMUNIDADES SAI DENEGRINDO (FOFOCANDO) A VIDA DE PADRES E SEMINARISTAS; ISTO EM PLENO ANO DA MISERICÓRDIA. IMAGINE AGORA QUE O ANO DA MISERICÓRDIA ESTA ENCERRANDO.
DEIXO UM RECADO.
SE EM SUA OPINIÃO OS SEMINARISTAS E PADRES NÃO ESTÃO CONDIZENDO COM SUAS FUNÇÕES, NÃO ESTÃO SE COMPORTANDO COMO DEVERIAM; A SOLUÇÃO É VOCÊ EDUCAR SEUS FILHOS, NETOS, SOBRINHOS ..... PARA SEREM SEMINARISTAS E PADRES EXEMPLARES. 

FICA UM ALERTA TAMBÉM PARA TODOS OS TIPOS DE CATEQUISTAS, DE PRÉ EUCARISTIA A CRISMA; MOTIVEM SEUS CATEQUISANDOS A SEREM SACERDOTES, QUANTAS VEZES VOCÊ QUE É CATEQUISTA MENCIONOU ALGO PARECIDO PARA SEUS CATEQUISANDOS. E PARA OS CATEQUISTAS DE PAIS E PADRINHOS E CURSO DE NOIVOS, TEM O DEVER DE MOTIVAR OS PAIS A MOTIVAREM SEUS FILHOS E AFILHADOS A VIDA SACERDOTAL E RELIGIOSA.
É INADMISÍVEL, É HIPOCRISIA, SE PREOCUPAR COM MEIO AMBIENTE, COM A FAUNA E A FLORA, SE NÃO EDUCAR O PROTAGONISTA DE TUDO, O SER HUMANO. FAZER O CONTRÁRIO É UTOPIA PENSAR NUM MUNDO MELHOR. É A PESSOA QUE EDUCA O ANIMAL, NÃO O CONTRÁRIO; É A PESSOA QUEM CUIDA DA FLORA, NÃO O CONTRÁRIO.
PORTANTO, SE VOCÊ QUER PAZ E UM MUNDO MELHOR, COMEÇE VOCÊ MUDANDO SEUS MAUS HÁBITOS E EM SUA FAMÍLIA, ASSIM, REFLETIRÁ , NA ESCOLA, NA COMUNIDADE E NA SOCIEDADE EM GERAL.
QUE DEUS ABENÇOE VOCÊ E SUA FAMÍLIA;
EM NOME DO PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, AMÉM!
SINTA MEU ABRAÇO FRATERNO!
(cliecy de Jesus) Católica Apostólica Romana
( assistente social - pós graduada em ética e política – teóloga )

Nenhum comentário: