26 de janeiro de 2014

Pressão Alta: assassina silenciosa!

Hipertensão Arterial: A Assassina Silenciosa!
hipertensão arterial







Hipertensão arterial é um termo medico definido como aumento da pressão arterial. Durante a contração dos ventrículos(câmaras do coração) grandes quantidades de sangue são ejetadas em. direção às artérias (vasos que saem do coração), que tem como função levar esse fluido a todas as partes do corpo. O sangue é lançado com uma grande velocidade e, ao ser acomodado pelas. artérias origina uma pressão, denominada pressão máxima, ou. Pressão Sistólica.Após se dilatarem para receberem o sangue, as artérias exercem.as suas propriedades elásticas e voltam ao seu diâmetro inicial,fazendo com que o sangue continue seu percurso em direção as  pequenas artérias e  capilares,  até chegarem às células. Nesse momento a pressão dentro dos vasos e denominada pressão mínima ou Pressão Diastólica.
A hipertensão arterial  é  um dos mais sérios problemas de saúde pública no mundo todo. A Organização Mundial de Saúde estima que há  cerca de 600 milhões de pessoas com pressão alta e com risco de sofrerem  infarto do miocárdio, ou acidente vascular cerebral ou.insuficiência cardíaca. Metade desses portadores de hipertensão arterial desconhece que são hipertensos.Mulheres hipertensas tem 3,5 mais risco para desenvolver doença coronariana do que mulheres com pressão normal. Em todo o mundo, a hipertensão arterial é  a causa de 7,1 milhões de mortes, cerca de 10% da mortalidade global. Conforme estudos americanos, a.prevalência da hipertensão aumenta progressivamente com o avançar da idade em ambos os sexos. A prevalência entre os negros é sempre maior em qualquer idade. Até os 40 anos a prevalência e próxima a 10% (20% para a raça negra) até os 50 anos chega a 20% (40% para a raça negra), após 60 anos ultrapassa os 40%, atingindo 60% após 70.anos.
Em nosso país, há um elevado índice de hipertensão arterial, chegando a 15% da população geral adulta, variando conforme o. estado e a localidade pesquisada de 9 a 30%. Os segmentos sociais mais pobres são os que possuem mais pacientes hipertensos. É nessa classe social que as complicações como acidente vascular são muito frequentes .As regiões rurais apresentam menor prevalência de hipertensão em relação às metropolitanas. O índice de prevalência de hipertensão varia numa mesma população de determinada origem conforme ocorrem migrações, portanto o ambiente e um importante fator. determinante. A urbanização, os hábitos sociais e a atividade.profissional são determinantes maiores.
FONTE; http://blog.cancaonova.com/roquesavioli/

Nenhum comentário: