24 de janeiro de 2012

Delegacia do Idoso terá posto de atendimento do INSS a partir de fevereiro

A Delegacia Especializada de Atendimento e Proteção ao Idoso terá posto de atendimento do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) a partir do mês de fevereiro. A informação foi repassada ao sítio da Polícia Civil pelo titular daquela delegacia, DPC Mauro André Carvalho (foto ao lado).

"Fomos procurados pelo presidente nacional do INSS que vai disponibilizar um posto de atendimento da instituição dentro da sede da Delegacia do Idoso. Esse medida visa agilizar a suspensão dos descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas por conta de empréstimos consignados fraudulentos", explica do Delegado.

Na visão do DPC Mauro André, o posto de atendimento do INSS dentro da Delegacia do Idoso vai facilitar em muito os procedimentos policiais uma vez que a Polícia Judiciária terá respostas mais céleres ao quesitos formulados às instituições financeiras que fazem tais empréstimos consignados.

"As instituições financeiras dão resposta mais rápida aos INSS pois tem de provar que os empréstimos foram feitos pelo idoso e não por meio de fraude. Dessa forma vamos concentrar esforços nas denúncias onde já há comprovada fraude. Outro ponto importante é que o idoso lesado não terá de se deslocar a outro prédio, enfrentar fila para ter sua demanda resolvida pelo INSS, vai só se dirigir a outra sala, aqui mesmo, no prédio da Delegacia", diz o delegado.

Investigações Exitosas

O DPC Mauro André destaca que uma das investigações exitosas daquela delegacia especializada foi a prisão de dois advogados que atuavam na comarca de Oeiras, lesando idosos, em junho de 2011.

Conseguimos desarticular esse golpe promovido por alguns maus profissionais que se utilizavam da inocência e falta de conhecimento de alguns idosos para fazer com que os mesmos assinassem procurações. De posse dessas procurações, ajuizavam ações judiciais e conseguiam receber indenizações que não eram repassados a quem era de direito, os idosos.

"Recentemente esses dois advogados foram denunciados pelo Ministério Público nos autos de ação penal".

Balanço das atividades em 2011

Em levantamento disponibilizado ao sítio da Polícia Civil, o DPC Mauro André destaca que foram instaurados 84 inquéritos policiais, 68 pessoas foram indiciadas, lavrados 68 Termos Circunstanciados de Ocorrência e registrados 1.446 Boletins de Ocorrência.

"Foram realizadas 46 prisões, um parte delas lavradas na central de flagrantes, outras efetuadas pela própria delegacia especializada" quantifica o DPC. Na delegacia do Idoso foram requeridas ao Poder Judiciário 38 medidas protetivas de urgência para assegurar a integridade física e moral dos idosos.

Filhos e netos usuários de drogas agridem idosos

Em entrevista ao sítio da Polícia Civil, o Delegado Titular da Delegacia do Idoso, Mauro André, afirma que o problema das drogas tem desestruturado vários lares no Piauí, e gerado violência fisica, moral e danos patrimoniais aos idosos. "Independente da classe social, filhos e netos usuários de drogas tem causado violência a pais e avós, dilapidando patrimônio e até tentando contra a vida", diz o delegado.

"A Delegacia do Idoso conta com profissional de psicologia, que acompanha e orienta os idosos", acrescenta Mauro André que afirma existir uma barreira colocada à frente do trabalho da polícia, barreira essa imposta pelo próprio comportamento das vítimas. "Alguns idosos não querem representar criminalmente contra os agressores, que em geral são filhos ou netos", finaliza do delegado.

Fonte: Ascom

Nenhum comentário: